Home / Artigos / Um dia para comemorar nossa profissão de fé e renovar energias para a luta

Um dia para comemorar nossa profissão de fé e renovar energias para a luta

DSC_0171-1024x685Uma valorosa profissão de fé e dedicação com a vida humana e também dos animais domésticos. Uma ação diária com atitude e suor que escorre dos rostos cansados pela jornada andante. Esse cansaço pode até ser dolorido, mas não é suficiente para nos tirar de nossa missão de proteger os cidadãos soteropolitanos.

Cumprimos um labor sempre pensando em como vamos combater doenças, enfrentar os perigos urbanos e lutar contra perversos senhores da gestão municipal. Mochilas pesadas, fardamento inadequado, falta de proteção para a face esquentada pelo sol e a perseguição institucional que não valoriza o nosso trabalho fiel.

Somos a primeira linha de defesa da saúde coletiva na cidade. Aparecemos em muitas comunidades como o único instrumento do poder público presente, onde muitas vezes somente a polícia tenta chegar e repetidas vezes, não consegue. Essa coragem não é nenhum destemor ou por não considerar que somos vulneráveis. Assim fazemos por saber que tem vidas esperando a proteção vinda de nosso trabalho.

Somos mulheres, homens, maduros, jovens, solteiros, casados, pais, mães, seres humanos dotados de emoções, razões, consciências, vontades e necessidades. Esquecemos tudo isso para ofertar nossa vida e energia para o próximo. Visitamos suas casas e somos muitas vezes, a única visita de algumas dessas pessoas que pela sorte (ou azar) foram abandonados por familiares ou vivem na solidão do seus lares.

Além desta carga intensa de emoções e trabalho, encontramos tempo para lutar pelas nossas vidas profissionais. O serviço público é uma família fraterna e nós somos irmãos leais e não deixamos “os nossos” sozinhos. Muitos declaram de maneira errônea que somos “massa de manobra”. Errado, pois somos a massa que manobra. Somos a massa que se impõe e não costuma ser utilizada conforme os interesses individuais ou de pequenos grupos de interesses. Vamos aprimorar nossa mobilização para que possamos ser o que sempre fomos: um exército invencível.

Sim, somos agentes de saúde de Salvador. Sim, somos servidores municipais da capital baiana. Sim, somos da família do serviço público municipal da terra-mãe do Brasil. Sim, somos nós, esse exército que não vai se render. Sim, somos a massa homogênea e que precisa renovar suas forças para experimentar novos momentos da valorização profissional e reconhecimento desta profissão que tanto devemos nos honrar.

A diretoria do Sindseps parabeniza todos os agentes de saúde filiados à entidade pelo dia comemorativo e em nome dos diretores Everaldo Braga, Edna Maria, Nildo Pereira, Enádio “Careca” e Rogério Dantas, também reforçamos nosso compromisso de continuar defendendo os interesses de quem nos deu a honra de caminhar conosco. Não deixaremos a luta pelas pautas propostas e não haverá obstáculo que nos tire desta trilha de conquistas.

Diretoria colegiada do Sindseps

Além disso, verifique

Aposentadoria especial para guardas municipais em pauta na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 531/18, do deputado Carlos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *