Home / Destaques / Salvador sediará seminário estadual que discutirá atuação das guardas municipais em todo país

Salvador sediará seminário estadual que discutirá atuação das guardas municipais em todo país

Guardas civis municipais de diversos municípios baianos e de outras cidades do país estarão reunidos, na próxima segunda-feira (08), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, para discutir a aplicação da Lei 13.022/14. A legislação conhecida como Estatuto Geral das Guardas Municipais prevê as competências a serem exercidas por esses servidores no sistema público de segurança.

Durante o evento, temas importantes serão discutidos por especialistas em Direito e dirigentes de entidades representativas dos guardas civis municipais. O advogado criminalista Marcelo Duarte abordará a atuação da instituição em relação ao Código Penal Brasileiro. O guarda civil municipal de Salvador, Izdalfredo Nogueira falará sobre a capacitação para utilização de arma de fogo. Uma representação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) trará o olhar do órgão sobre a legislação federal.

Representante dos guardas civis municipais de Salvador, o diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps), Bruno Carianha, aponta que o seminário servirá para marcar um novo momento de reconhecimento social das guardas municipais pelo Brasil. “A Bahia é um estado de vanguarda e sempre inicia mudanças sociais importante no país. O Estatuto da Guarda Municipal é uma lei federal que estabelece as condições necessárias para funcionamento dessas instituições, além de reafirmar a posição do guarda civil municipal no sistema de segurança pública. Essa discussão sendo feita em nosso estado e ainda mais, em Salvador, tem um caráter especial para mostrar ao cidadão que pode confiar na sua corporação municipal”, disse Carianha.

O seminário iniciará às 08h e a entrada é estendida para observadores. Representantes de outras forças de segurança pública foram convidados a integrar a mesa de debatedores. Na oportunidade, uma carta aberta ao cidadão será distribuída pelos guardas civis municipais.

Além disso, verifique

Aposentadoria especial para guardas municipais em pauta na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 531/18, do deputado Carlos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *