Home / Sua saúde / Saúde pode estar associada a relações sociais no trabalho, aponta pesquisa

Saúde pode estar associada a relações sociais no trabalho, aponta pesquisa

Uma nova análise abrangendo 58 estudos e mais de 19 mil pessoas em todo mundo, identificou como pessoas ou ambiente de trabalho estão associados a uma saúde melhor e menor cansaço.

O trabalho realizado pela ‘Society for Personality and Social Psychology‘ afirma que os bons relacionamentos no local de trabalho, particularmente os grupos sociais formados lá, são essenciais para manter uma boa saúde.

Estudos anteriores sobre as relações entre as pessoas e seus locais de trabalho se concentraram apenas em questões de satisfação, motivação e desempenho nas organizações, enquanto a nova pesquisa abordou também a questão da saúde e bem-estar.

“Este estudo é a primeira análise em grande escala a mostrar como o sistema organizacional está relacionado a uma saúde melhor”, diz o pesquisador Dr. Niklas Steffens, pesquisador da University of Queensland, na Austrália.

Embora a profissão não fosse um fator significativo na ligação entre as relações sociais no trabalho e a saúde, vários outros fatores influenciaram essa associação. O apoio emocional prestado pelo grupo de trabalho também tem influência para a saúde, quando a equipe ou a organização fornece um sentimento de companheirismo, o profissional sente-se melhor.

Além disso, os pesquisadores constataram que quando a pessoa identifica-se muito com o local e colegas de trabalho irá obter mais benefícios para a saúde. Contudo, a surpresa para os pesquisadores foi descobrir que mulheres se identificam menos com o ambiente de trabalho, isso pode estar relacionado com o fato de muitas organizações ainda terem uma “cultura masculina”, fazendo com que as mulheres se identifiquem menos com a organização e equipe.

Os pesquisadores continuam a fazer análises. “É importante examinar se a saúde pode realmente preceder mudanças no desempenho do profissional. Os líderes desempenham um papel fundamental na formação de um senso de identidade de grupo no local de trabalho e isso é importante não só para o desempenho da equipe, mas também para a saúde física e mental dos trabalhadores.”, diz Niklas Steffens.

Além disso, verifique

Aplicativo para surdos transforma conteúdos da internet em Libras

Uma nova versão da Suíte Vlibras na última quinta-feira (05), em Brasília. Trata-se de um conjunto ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *